top of page

workshop

É com muito prazer que eu e Leo Cavazzana estamos anunciando nossa primeira expedição fotográfica juntos!

 

O destino escolhido foi a Patagonia, onde nós dois já visitamos algumas vezes e temos uma conexão especial. Focaremos nas regiões de El Chalten (Argentina) e Torres del Paine (Chile). A Patagonia é uma região conhecida por suas montanhas, lagos, campos, geleiras e outros pontos de interesse natural. Fotografar na Patagonia requer planejamento e preparação, mas pode ser uma experiência muito gratificante. Nessa época do ano os dias são incrivelmente longos - o pôr do sol é por volta das 21 horas, então teremos tempo de sobra para fotografar!

Nossa proposta nessa viagem é um pouco diferente do habitual. Pense numa roadtrip com os amigos, com liberdade para parar onde e quando quiser para fotografar, tudo no seu tempo. Uma vivência incrível e inesquecível!

patagonia-3618.jpg

A viagem

Nossa viagem será 100% focada em fotografia. Todos são bem-vindos, independente do nível de fotografia, idade, equipamento ou condição física.

Alguns dias serão mais tranquilos que outros - faremos 2 trilhas longas, de dificuldade média/difícil e acordamos praticamente todo dia para o nascer do sol. Essas atividades são opcionais, mas recomendamos muito que sejam feitas!

 

Pretendemos, nessa expedição, passar aos participantes todo o nosso conhecimento fotográfico, desde o planejamento de uma foto até à edição final, dicas sobre o mercado, NFTs, prints e muito mais. Serão 10 dias de vivências fotográficas em diversas condições de paisagem e luz, além de uma parte de nosso tempo ser destinada à teoria e pós-edição. O grupo será relativamente pequeno - entre 8 e 10 pessoas e todos os trajetos e passeios serão feitos em 3 carros privados e as habitações em quartos duplos ou triplos, conforme a disposição do grupo. Acamparemos na montanha 1 noite.

Roteiro

Dia 1 - 17/02

Nosso encontro será na cidade de El Calafate, na Argentina. 

A ideia é almoçarmos juntos por volta de meio dia e seguirmos viagem para El Chalten (2 horas de carro). Recomendamos chegar em El Calafate no vôo da manhã ou na noite anterior.

Pela tarde iremos para El Chalten. A estrada é incrivelmente cenográfica, então iremos com bastante calma. Depois de deixar as malas no hotel e dependendo do tempo, iremos fotografar o por do sol na vista panorâmica da cidade ou no Mirador Rio de Las Vueltas.

Pernoite: Alma de Patagonia

Dia 2 - 18/02

Nosso primeiro nascer do sol!

Vamos pegar o carro e ver o sol de um dos lugares mais especiais e "clássicos" da Patagonia - a estrada para El Chaltén! Depois do nascer, voltamos para o hotel para tomar café, editar e descansar para nossa primeira grande aventura!

Depois de um almoço leve, faremos a trilha para a Laguna Torre, onde vamos acampar por uma noite. Deixaremos nossa mala no hotel e caminharemos somente com o necessário. É uma das trilhas mais acessíveis para as famosas lagoas de El Chalten (+- 8km, 3 horas por trecho). O camping é abrigado e fica muito perto da lagoa. Iremos fotografar o por do sol, as estrelas e o nascer do sol. Se preparem para uma noite com muita fotografia e pouco sono :)

Caso não tenham ou não queiram levar seu próprio equipamento de camping, é possível alugar tudo em El Chaltén por um preço bastante acessível. (recomendamos, inclusive!)

Pernoite: Alma de Patagonia

_SCH2315.jpg
patagonia--15.jpg
patagonia---3.jpg

Dia 3 - 19/02

Após fotografarmos pela manhã, tomaremos um café da manhã improvisado no camping e desceremos para a cidade. Será um dia tranquilo, já que estaremos cansados. Aproveitaremos para nos juntarmos e editar juntos. O por do sol será livre, mas com certeza fotografaremos algum lugar por perto!

Pernoite: Alma de Patagonia

Dia 4 - 20/02

Teremos um longo dia pela frente!

Pegaremos estrada em rumo a Torres del Paine. Serão cerca de 8 horas em uma estrada maravilhosa, com campos abertos e guanacos por toda parte. 

Nos hospedaremos na parte de fora do Parque Torres del Paine, nas proximidades do lago Pehoé, um verdadeiro cartão postal da cidade. Fotografaremos o por do sol no lago e dormiremos.

Pernoite: Goiien House

LEO00970-Edit-2.JPG
LEO02218-Enhanced-Edit.JPG

Dia 5 - 21/02

Acordaremos mais uma vez para ver e fotografar o nascer do sol dentro do parque. Voltaremos para nossa para tomar café da manhã e nos prepararemos para mais uma aventura!

Nossa segunda trilha da viagem será para a Mirante Base das Torres del Paine. É uma trilha longa e conta com partes íngrimes em algumas partes do percurso, se tornando assim mais desafiadora do que a trilha que faremos em El Chaltén. De novo deixaremos tudo no hotel e so subiremos com o essencial para o pernoite. Quando chegarmos no km 7, chegaremos no Refúgio Chileno, aonde pernoitaremos. É um chalé de madeira, bem rústico, que serve como ponto de apoio para os caminhantes do parque. Tem restaurante, bar e acomodações em beliche em quarto compartilhado. Caso o grupo tenha disposição, podemos subir para o Mirante (+-3km/1 hora) ou esperar para subir no dia seguinte para o nascer do sol.

Pernoite: Refugio Chileno

Dia 6 - 22/02

Acordaremos cedo e voltaremos para o Mirador para ver o nascer do sol. É a luz mais bonita na lagoa e nas torres, uma vista imperdível. Na descida, paramos no Refugio para tomar café da manhã e desceremos até a base, pegaremos os carro e seguiremos rumo a Puerto Natales, onde teremos mais um dia tranquilo de edição e descanso.

Pernoite: Trotamundos

Image by Snowscat
patagonia--8.jpg

Dia 7 - 23/02

Sairemos de Puerto Natales e visitaremos as Cuevas de Milondon, uma imensa caverna onde foram encontradas evidências de que o homem já habitava essa região gelada há pelo menos 12 mil anos. A estrada é impressionante, então pararemos diversas vezes para fotografar. Depois do passeio, pegaremos estrada rumo a El Calafate, novamente na Argentina, onde passaremos as outras duas noites.

Pernoite: Austral Suites

 

Dia 8 - 24/02 

Acordaremos em El Calafate e passaremos o dia todo na geleira Perito Moreno. O Perito Moreno é uma das principais atrações turísticas em El Calafate e a única geleira do mundo que está aumentando, e não diminuindo! 

Esse passeio é opcional e não está incluso no pacote.

Para esse dia, teremos 3 opções de passeio: Somente as passarelas/mirante, "Small trek" e "Big Trek". As últimas duas opções consistem em atravessar o lago de barco e caminhar sobre a geleira com sapatos apropriados, uma experiência indescritível e imperdível. Seguem as informações:

 https://hieloyaventura.com/tarifas/

Depois de um longo dia, voltaremos para El Calafate para jantar e dormir.

Pernoite: Austral Suites

Dia 9 - 25/02

Dia livre! Escolhemos deixar esse dia livre para nos reunirmos e refletir e absover tudo que vivenciamos na viagem. Podemos editar, descansar, sair para comer, fotografar, ou dirigir sem planos. Será o último dia da viagem, então podemos fazer o que bem quisermos

Pernoite: Austral Suites

patagonia--2.jpg
patagonia_frozenworld-7043.jpg

Dia 10 - 26/08

 

Dia da despedida! Cada um seguirá seu rumo, seja voltar para El Chaltén, seja para Buenos Aires.

Equipamento fotográfico

Quero deixar claro que não existe equipamento obrigatório - o que você tem, é suficiente! Dito isso, segue uma lista de equipamentos e acessórios que, caso você tenha, irão proporcionar uma experiência fotográfica melhor. Lembrando que, em viagens desse tipo, podemos sempre compartilhar material e equipamento para que todos tenhamos uma experiência incrível!

  • Câmera;

  • Lente(s). Tanto lentes abertas (wide) quanto longas (tele) funcionam super bem no parque. Recomendo levar todas que tiver!

  • Tripé - indispensável para a sessão de fotos noturnas;

  • Baterias extras

  • Cartões de memória

  • Cabos e carregadores

  • Filtro polarizador/ND

  • HD ou SSD para armazenamento

  • Laptop (de preferência com Lightroom e Photoshop instalados)

  • Drone (o uso não é permitido em muitos lugares, mas vale a pena levar)

  • Bateria externa

  • entre outros!

LEO08563.JPG
LEO00955-Edit.JPG

Trabalhando com marcas parceiras

Um dos grandes diferenciais desse workshop é que aprenderemos, em prática, como trabalhar com marcas. Desde o planejamento até a execução e entrega, teremos a experiência completa de como podemos monetizar a "fotografia de viagem". Teremos um briefing claro do que a marca está buscando como conteúdo e trabalharemos em equipe para realizar essa tarefa da melhor forma possível. Dessa forma, treinaremos também nosso olhar comercial para que aqueles que tenham interesse possam ingressar ou aumentar sua presença no mercado fotográfico.

Cada integrante ganhará um kit com produto dessas marcas para usar e fotografar durante a viagem.

Recomendações sobre a Argentina e o que levar (IMPORTANTE!)

 

  • Documentos aceitos para entrada na Argentina e no Chile:

    • Passaporte válido OU

    • Carteira de identidade original (RG) emitida há menos de 10 anos, com sua foto reconhecível

  • COVID: Será necessário comprovar vacinação completa (em espanhol) ou fazer teste PCR dentro das 48 horas anteriores ao ingressar no Chile. Na Argentina, não é necessário. Os dois países não pedem seguro saúde, mas recomendamos ter.

  • Não é necessário visto ou formulário de entrada.

  • A imigração poderá pedir comprovação de renda e/ou passagem de retorno para o Brasil.

  • A Argentina sofre um problema muito sério de inflação, o que resultou em um câmbio "paralelo" chamado de "dólar blue". Nossa recomendação é ingressar no país com dólares e fazer o câmbio blue em Buenos Aires, antes da viagem. Em Calafate e Chaltén não existem agências de câmbio oficiais, mas a maioria dos hotéis e restaurantes podem fazer a conversão. Também é possível sacar pesos argentinos na cotação "Blue" nas agências da Western Union, mas o processo é um pouco mais demorado e burocrático. Qualquer dúvida em relação a isso, podem entrar em contato com o Ricardo. Recomendamos o vídeo do nosso amigo Marcos Vaz sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=zirCi36l8V0

  • Recomendamos chegar um dia antes em Buenos Aires para fazer esse trâmite do câmbio e para conhecer um pouco da cidade.

Investimento

O preço da viagem é de 7500 reais, por pessoa. 50% do pagamento terá que ser feito no momento da reserva para garantir sua vaga e o restante até 15 dias antes da viagem

Opções de pagamento:

  • Cartão de crédito -  parcelado (com juros, conforme taxa do Mercado Pago)  ou a vista, sem juros. (Paypal)

  • Transferência bancária ou PIX (para pagar com esse método, entrar em contato)

O que está incluido:

  • Todas as acomodações com direito a café da manhã e Wi-Fi em quarto duplo ou triplo (para quarto individual, haverá uma taxa extra caso houver disponibilidade)

  • Todos os passeios e atividades (a não ser que esteja listado como opcional)

O que não está incluído:

  • Passagens aérea 

  • Seguro saúde

  • Seguro de equipamento fotográfico

  • Equipamento de camping

  • Almoço e jantar 

  • Outras refeições não mencionadas no programa

  • Bebidas

  • Passeios e atividades opcionais

Cancelamento

Em caso de cancelamento 

  • Até16 de Janeiro, será cobrada uma taxa de 50% do valor total do curso

  • A partir do pagamento da segunda parcela (data limite: 16 de Janeiro) não será permitido o cancelamento. Caso o participante não possa ir, será cobrado o valor total do curso.

  • É permitido que o participante ceda sua vaga/encontre outra pessoa para substitui-lo casa sua ausência se confirme, sem nenhum custo adicional.

Para quaisquer dúvidas ou informações, entre em contato!

bottom of page