workshop

É com imenso prazer que anuncio mais um workshop presencial de fotografia! O destino escolhido para a viagem é o Parque Estadual do Jalapão. Visitei o Jalapão em 2020 foi um lugar que me encantou por sua variedade de cenários e pela cultura, um verdadeiro paraíso que qualquer viajante com espírito aventureiro sonha em conhecer. Será uma imersão fotográfica de 6 dias entre chapadas, dunas, rios, fervedouros e cachoeiras, praticando diferentes técnicas de fotografia e de muita troca entre os integrantes do grupo.

jalapao--15.jpg

Fervedouro das Macaúbas

A viagem

Nossa viagem será 100% focada em fotografia. Todos são bem-vindos, independente do nível de fotografia, idade, equipamento ou condição física. Pretendo, nessa expedição, passar aos participantes todo o meu conhecimento fotográfico, desde o planejamento de uma foto até à edição final, dicas sobre o mercado, NFTs e muito mais. Serão 6 dias de vivências fotográficas em diversas condições de paisagem e luz, além de uma parte de nosso tempo ser destinada à teoria e pós-edição. O grupo será relativamente pequeno - entre 8 e 10 pessoas, contando comigo, e todos os trajetos e passeios serão feitos em 2 carros 4x4 de 7 lugares privados e as habitações em quartos duplos ou triplos, conforme a disposição do grupo.

Teremos como parceira na parte logística a empresa Cerrado Dourado, com quem já tive o prazer de viajar no Jalapão. Além de uma das pioneiras na região, ela é a primeira no ranking do TripAdvisor e, por experiência própria, tenho certeza que toda a viagem será incrível.

Roteiro

Os horários e ordem de visitação dos atrativos são somente uma previsão. Durante a expedição o roteiro pode alterado pelo guia ou pelo grupo, na tentativa de encontrar menos pessoas nos atrativos, sempre que possível.

Os trajetos de carro são bastante longos, então se preparem para longas viagens dentro do carro!

Importante! A chegada em Palmas deverá ser no dia 10/09, um dia antes de expedição. Recomendamos reservar uma noite no Hotel Araguaia (teremos um desconto especial para nosso grupo!).

No dia 10 faremos um jantar de boas vindas para nos conhecermos melhor e falarmos um pouco sobre o nosso itinerário.

Dia 1 - 11/09

Saída de Palmas bem cedo, com previsão de chegada às 9:30h para visita ao Cânion Encantado (trekking de 5km com descida de 350 degraus - nossa primeira aventura!)
No interior do Cânion se formam várias cachoeiras - é um dos lugares mais espetaculares da região. 

Para o final do dia, visitaremos a remota "Cidade de Pedra", um lugar ainda muito pouco explorado na região.

Pernoite: Águas do Jalapão, Ponte Alta

Dia 2 - 12/09

De manhã exploraremos a Lagoa do Japonês, uma das atrações mais incríveis do Jalapão. Tentaremos chegar antes dos outros grupos para que possamos fazer fotos sozinhos por um tempo. Almoçaremos na região e para o pôr do sol visitaremos a Pedra Furada. Possibilidade de encaixarmos o Mirante Talhado das Araras conforme andamento da expedição.

Pernoite: Águas do Jalapão, Ponte Alta.

jalapao-2722.jpg
jalapao-2735.jpg

Cânion Encantado

peru-6.jpg
Jalapao--26.jpg

As águas cristalinas da Lagoa do Japonês

jalapao--2.jpg
jalapao--3.jpg

Pôr do sol na Pedra Furada

Dia 3 - 13/09

Sairemos de Ponte Alta para visitar ao Cânion Sussuapara de manhã, no melhor horário da luz.  De lá, partimos para a Comunidade Quilombola do Rio Novo, com chegada prevista na hora do almoço. Lá é possível comprar artesanatos e entender mais sobre a cultura do capim-dourado. Depois do almoço, teremos uma tarde tranquila na Prainha do Rio Novo, uma praia de rio perfeita para descansar. O pôr do sol será nas Dunas, um dos lugares mais esperados e espetaculares da nossa viagem. No caminho teremos diversas oportunidades de fotografia.

Pernoite: Formiga Ecolodge

Dia 4 - 14/09

Teremos uma dia relativamente tranquilo, com tempo para editar e rever as imagens que fizemos. Nosso hotel tem um rio privativo, onde poderemos relaxar entre os passeios. Por volta das 10 horas saímos rumo ao Fervedouro das Macaúbas, um dos mais belos do Jalapão e, particularmente, meu favorito. Depois do almoço, partiremos para o Fervedouro da Lagoa Encantada, atrativo para os clientes da Cerrado Dourado)
Para a tarde, nossa programação será no próprio hotel, editando e aproveitando os poços de banho do hotel.

Pernoite: Formiga Ecolodge

peru-3316.jpg

Dunas do Jalapão

peru-3034.jpg
jalapao-3271.jpg

Cânion Sussuapara

Estradas do Jalapão

jalapao-0736-2.jpg
jalapao--14.jpg

Prainha do Rio Novo

Dia 5 - 15/09

Pela manhã visitaremos a Cachoeira do Formiga, um dos meus lugares favoritos. Sairemos cedo, novamente, para sermos o primeiro grupo e aproveitar o lugar sem outros turistas.
Em seguida, voltaremos ao hotel para mais uma sessão de edição de fotos até a hora do almoço em um restaurante local em uma pequena vila, onde teremos contato direto com moradores da região para conhecer um pouco mais do povo do Jalapão e seus costumes. A tarde poderemos visitar o Fervedouro do Ceiça, conforme o grupo quiser! A noite faremos um banho noturno no Fervedouro Bela Vista, um dos maiores e mais conhecidos da região. 

Caso tenhamos vontade e desposição, podemos fazer um mini-trekking para avistar o por-do-sol do alto do Morro do Jacurutú (atividade opcional, valor a consultar confome tamanho do grupo). 

Pernoite: Pousada Bela Vista

Dia 6 - 16/09

Pela manhã visitaremos o Fervedouro Bela Vista novamente e começaremos a voltar para Palmas. A estrada será bem longa. No caminho visitaremos a Cachoeira das Araras. Na chegada em Palmas, teremos nosso jantar de despedida!

Dunas do Jalapão

jalapao-3601.jpg

Cachoeira do Formiga

ceica-1.jpg
Jalapao-0803-2.jpg

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro Bela Vista

Dia 7 - 17/09

Dia da partida! Nos despediremos conforme os horários de vôo e transfer do grupo. Caso tenham vontade e disponibilidade, a viagem pode ser estendida para diversos lugares da região - nossa empresa parceira poderá organizar toda a logística para você!

Equipamento fotográfico

Quero deixar claro que não existe equipamento obrigatório - o que você tem, é suficiente! Dito isso, segue uma lista de equipamentos e acessórios que, caso você tenha, irão proporcionar uma experiência fotográfica melhor. Lembrando que, em viagens desse tipo, podemos sempre compartilhar material e equipamento para que todos tenhamos uma experiência incrível!

  • Câmera;

  • Lente(s). Tanto lentes abertas (wide) quanto longas (tele) funcionam super bem no parque. Recomendo levar todas que tiver!

  • Tripé - não costumo usar muito, mas é interessante ter principalmente para a sessão de fotos noturnas;

  • Baterias extras

  • Cartões de memória

  • Cabos e carregadores

  • Filtro polarizador/ND

  • HD ou SSD para armazenamento

  • Laptop (de preferência com Lightroom e Photoshop instalados)

  • Drone (o uso é permitido na maioria dos lugares que vamos visitar)

  • Bateria externa

  • entre outros!

peru-0678.jpg

Rio Novo

Trabalhando com marcas parceiras

Um dos grandes diferenciais desse workshop é que aprenderemos, em prática, como trabalhar com marcas. Desde o planejamento até a execução e entrega, teremos a experiência completa de como podemos monetizar a "fotografia de viagem". Teremos um briefing claro do que a marca está buscando como conteúdo e trabalharemos em equipe para realizar essa tarefa da melhor forma possível. Dessa forma, treinaremos também nosso olhar comercial para que aqueles que tenham interesse possam ingressar ou aumentar sua presença no mercado fotográfico.

Cada integrante ganhará um kit com produto dessas marcas para usar e fotografar durante a viagem.

No último workshop trabalhamos com Pacco, Mami WataProjectCo.

Investimento

O preço da viagem é de R$4900, por pessoa. 50% do pagamento terá que ser feito no momento da reserva para garantir sua vaga e o restante até 1 mês antes da viagem (11 de Agosto)

Opções de pagamento:

  • Cartão de crédito -  parcelado (com juros, conforme taxa do Mercado Pago)  ou a vista, sem juros. (Paypal)

  • Transferência bancária ou PIX (para pagar com esse método, entrar em contato)

O que está incluido:

  • Todas as acomodações com direito a café da manhã e Wi-Fi em quarto duplo ou triplo (para quarto individual, haverá uma taxa extra caso houver disponibilidade)

  • Todos os passeios, atividades, ingressos e guias (a não ser que esteja listado como opcional)

  • Todas as refeições (sem bebida)

  • Lanches durante os trajetos

O que não está incluído:

  • Passagem aérea para Palmas

  • Hotel em Palmas dos dias da chegada e partida

  • Seguro saúde

  • Seguro de equipamento

  • Bebidas

Cancelamento

Em caso de cancelamento 

  • Até final de Julho, será cobrada uma taxa de 50% do valor total do curso

  • A partir do pagamento da segunda parcela (data limite: 11 de Agosto) não será permitido o cancelamento. Caso o participante não possa ir, será cobrado o valor total do curso.

  • É permitido que o participante ceda sua vaga/encontre outra pessoa para substitui-lo casa sua ausência se confirme, sem nenhum custo adicional.

Para quaisquer dúvidas ou informações, entre em contato!

Informações adicionais

- Devido ao isolamento da região Wi-fi e rede celular não são garantidos. Curta o “detox” digital! 
- Cada integrante só poderá trazer uma mala de mão, além de uma bolsa ou mochila fotográfica. Não recomendamos trazer malas rígidas de rodinhas - traga malas flexíveis, como bolsas ou mochilas.

- O tempo de permanência em cada atrativo é definido pelos proprietários dos mesmos, sendo em média 15 a 20 minutos nos fervedouros e Pedra Furada, e 30 minutos a 1 hora nos demais atrativos. Caso não haja fila de espera o tempo de permanência poderá ser aumentado, à critério do guia responsável pela expedição, que avaliará o impacto no restante da programação.

- As expedições ocorrem em veículos 4x4 com capacidade total de até 6 passageiros cada + guia. Os assentos não são marcados e todos os dias é realizado o rodízio de lugares no veículo.
- Não existem restaurantes vegetarianos/veganos ou com cardápio para dietas especiais no Jalapão, devido à falta de variedade de alimentos na região, que é de difícil acesso. Mas sempre que temos pessoas com restrição alimentar no grupo avisamos os restaurantes, que fazem o possível para incrementar o cardápio, de acordo com os produtos disponíveis no dia. Em geral o cardápio contém arroz, feijão, macarrão, salada simples (cenoura, tomate ou repolho), carne bovina, frango ou peixe, abóbora ou mandioca. Não há como garantir alimentação variada e corretamente adaptada à dietas específicas. Nesses casos os clientes devem trazer consigo alimentos prontos de acordo com suas necessidades. No caso de alérgicos infelizmente não há restaurantes preparados. Eu mesmo como vegeteriano não tive nenhum problema com alimentação e achei a comida do Jalapão muito boa e variada!